Mocambinho

Este projeto com 12000 unidades habitacionais, em Teresina, foi um dos primeiros conjuntos de Cohab dentro das regras estipuladas pelo BNH desenvolvido por Borsoi. Apesar das imposições do banco, algumas delas foram contornadas. A primeira foi substituir a proposta de habitações individuais para cada classe de renda do mutuário.

Foi proposto um único projeto, mais completo, desmembrado em parcelas , segundo a renda da família e o objetivo de orientar, estimular e informar a aspiração do morador em usar a sua força de trabalho na melhoria de sua habitação.

O plano urbanístico foi organizado de modo a separar as vias segundo as categorias; V1 – vias de ligação e transporte no entorno, possibilitando o acesso fácil aos moradores ao transporte coletivo; V2 – vias vicinais, criadas como prolongamento da área frontal, permitindo com a faixa sinuosa pavimentada para atender a qualquer transporte e a área restante livre para área de lazer e vegetação, e V3 – vias de pedestre transversais, possibilitando a circulação dos moradores. A implantação dos equipamentos localizados em espaços centrais eqüidistantes das habitações favorece a integração e a comunicação das pessoas do conjunto.