Habitacional Benedito Bentes

PROPOSTA HABITACIONAL – BENEDITO BENTES

O modelo encontrado procura conciliar, tanto quanto possível, os aspectos sociais e econômicos.

O plano urbanístico torna-se conseqüência da proposta habitacional. É importante que se ofereça aos moradores do conjunto habitacional, não uma classificação econômica setorizada em núcleos de mesmo padrão de renda, mas uma condição de Aspiração Social, representada fisicamente por uma casa modulada, passível de ser construída em etapas, inserida no lote na razão direta da renda, mas em condições de transformação, utilizando a força do trabalho da família.

O módulo de .80,00m adotado, compatível com a escala dos móveis e utensílios utilizados nesta faixa de população, permite a entidade promotora (COHAB) a padronização dos materiais e da construção facilitando o emprego da pré-fabricação e da racionalização. Assim é possível minimizar custos e orientar a evolução e ampliação posterior da casa pelo morador.

Através do CSU é possível organizar uma cooperativa dos próprios moradores, oferecendo a preços razoáveis, os materiais empregados nas ampliações – (portas, janelas, equipamentos pré-moldados, etc ).

A planta modulada permite ao usuário, uma visão do crescimento da própria casa, facilitando-o no dimensionamento econômico de sua ampliação.