Praia da Toco

Casa na Praia do Toco Sofisticadamente simples

Esta obra está fortemente enraizada na tradição moderna que caracteriza a arquitetura de Borsoi e assume interesantes rasgos de contemporaneidade e sofisticação na resolução dos detalhes compositivos e construtivos.

As transparéncias e a integração interior-exterior são aspectos relevantes da casa. A sala, espaço de altura multipla concebido como centro organizador da estrutura arquitetónica em torno a um jardim interno, tira partido da transparencia para extender-se na paisagem, dando amplitude e uma sensação de dominio do qualificado entorno natural. Interior e exterior estão pensados como uma unidade indisolúvel. O recurso de criar “espaços dentro do espaço” permite definir ambientes de alturas e escalas diferenciadas, onde Borsoi mostra seu refinado dominio da espacialidade, das proporções e da escala.

A volumetria da casa é de uma sofisticada simplicidade. Dois grandes tetos inclinados com telhas em cerámica azul a destacam sem agredir a paisagem. As cores frias da vegetação e o azul do mar, piscina, espelho de agua, cobertura e ceu formam uma composição externa harmónica e relaxante. O piso interno-externo da casa é uma refinada escultura, ora de uma intensa cor branca, ora de azul e água, ora de sequenciados planos em concreto que integram a arquitetura com a paisagem natural.

Um aspecto que merece uma consideração muito especial é a re-criação e a inventiva na resolução dos detalhes arquitetónicos e de acabamento. Talvez seja esta a característica que dá a obra um sentido esencialmente contemporáneo. Borsoi demostra um profundo conhecimento e uma enorme sensibilidade no momento de escolher os materiais e definir os acabamentos. Sofisticação no momento de resolver a estrutura de concreto em formas de aço inoxidãvel do terraço (que acentúa os critérios de leveza e transparência que a casa possui), refinamento ao definir os acabamentos e uma inesgotável capacidade de invenção que se descobre nos inúmeros detalhes que enriquecem a obra e nos surpreendem na medida que a descobrimos.

Formas claras, riqueza espacial, domínio das proporções, sensibilidade na utilização de texturas e cores, coerencia constructiva, invenção de soluções tecnológicas e a permanente capacidade de emocionar-nos são, entre outras, as qualidades da arquitetura que aspira a tornar-se trascendente. Estas condições são fácilmente identificáveis nesta casa, que mostra o inesgotável talento e o enorme oficio de Borsoi na construção desta obra sofisticadamente simples.

Roberto Ghione

Arquiteto

Pos graduado em História da Arquitetura, Crítica Arquitetónica e Planejamento Urbano

Universidad Nacional de Córdoba. Argentina

Universidad Católica de Córdoba, Argentina