Concurso Yokohama Urban Design

Concurso Yokohama Urban Design

A proposta de design urbano é baseada na interpretação e síntese do relacionamento que existe no programa: “homem e água”, “arquitetura e waterfront” e “homem e o porto” e o design de elementos urbanos que refletissem a cultura japonesa e seus valores.

“Homem e água” – Este é um relacionamento subjetivo de valores emocionais no qual o homem usa seu sentido de perceber as diferentes formas da água. Para alcançar esse objetivo 2 estruturas contrastantes foram utilizadas: uma livre de espaço com a forma de “ponta de terra” que avança no mar; outra com a forma de um navio que repousa parado sobre a água e segue a direção da maré. No primeiro caso a estrutura é elevada do chão, propiciando para o observador, uma idéia de luz e amplitude visual. No segundo caso, a estrutura repousaria sobre a água (barco) propiciando uma sensação de toque e uma vista dramática do nível da superfície da água e dos movimentos das ondas. Esta estrutura deve ser rígida para realçar a percepção das ondas pelo observador.

A conexão entre as duas estruturas é feita através de um elevador hidráulico que conecta a extremidade da “ponta de terra” com o nível da água do “navio” e a articulação é feita com um programa de computador que envolve a oscilação da maré e a sua relação com os dois pontos.

“Arquitetura e o forte” – o fenômeno da arquitetura é produzido através de três fatores: criatividade, informação cultural e conhecimento técnico.

A analogia entre o homem e o porto induz uma resposta de design. Uma estrutura metálica que repousa sobre uma montanha de pedras vulcânicas com muita água brotando e borbulhando como um córrego, representando o harmonioso impacto que o progresso deveria ter no meio ambiente, avançando no espaço até o encontro com o navio.

O espaço abaixo desta “montanha” funciona como um local para um memorial ao “homem e o porto”. Este espaço recebe luz natural através de dois cilindros de cristal onde os jatos de água criam efeitos dramáticos sobre o ambiente.

As estruturas das plataformas de “ponta da terra” e “navio” são enfatizadas através do uso de cores primárias, amarelo e vermelho criam um ponto focal e um marco no ambiente.

“Homem e o porto” – a intervenção na natureza cria um ambiente cultural e urbano desenvolvido através da ação humana e o crescimento urbano cria a sua historia. Essa historia deve ser registrada e guardada pelo homem. Neste ambiente serão desenvolvidos através da ação humana, as reflexões, o crescimento urbano e a relação cultural perante sua história. A idéia desse memorial é a resposta para a necessidade para os seus registros através dos tempos.

O layout subterrâneo é desenvolvido em planos, complementado por um espaço de projeções, que dão um senso dinâmico para o todo.