Residência de Borsoi no Rio de Janeiro
A casa está localizada na penedia de Dois Irmãos, de frente para o mar. O objetivo primordial para a escolha deste tipo de implantação foi tirar partido da topografia e promover a integração do projeto com a paisagem circundante. Logo, o arquiteto opta por construir algo que interferisse minimamente no perfil do terreno, evitando grandes movimentos de terra.
A casa surge no solo inclinado da encosta como uma árvore. Apóia-se em quatro pilares, que sobem 5m, expandindo-se à semelhança de uma copa em todos os sentidos. Através dos balanços, na continuidade dos planos, atende às necessidades do programa e do dimensionamento dos espaços. Os pavimentos internos estão distribuídos no entorno de uma escada, que funciona como a espinha dorsal de circulação e ligação. A piscina está colocada na parte do coroamento, aproveitando a defasagem dos planos.
A construção é basicamente em concreto, utilizando um processo de formas racionalizadas, em módulos de 1,10m x 2,20m armados em painéis fixados por parafusos de transpasso, sobrepondo na concretagem sempre a faixa de 1,10m de modo a reutilizar os painéis inferiores na etapa seguinte.
Desse modo, conseguiu-se construir toda a casa e muros com o emprego de 120 chapas de compensado resinado de 12mm, estruturado em diversos tipos de painéis formando um jogo de armar, e definindo a estereotomia da construção.