Assembléia Legislativa do Piauí
Teresina – PI
A concepção deste edifício está definida na proposta de criação de uma autentica casa do povo, como um espaço aberto à participação popular no destino da coletividade. Esta intenção do projeto está formalizada em suas três partes mais marcantes e caracterizadoras de seu programa funcional: a)praça cívica externa destinada a comícios e celebridades públicas, e previamente equipada para tais fins; b)bloco extenso de dois pavimentos, em pórticos de circulação periférica e abóbadas de tijolo, destinado aos gabinetes dos deputados e funções administrativas; c)bloco compacto, de três pavimentos, em paredes cortina de concreto, destinado ao plenário e serviços complementares.
Os gabinetes privativos estão dispostos de modo a organizar internamente uma praça, à maneira de uma pequena ágora coberta, que se caracteriza como local público para encontros e contatos com os deputados. A circulação independente dos deputados é garantida perifericamente pelo do pórtico até o plenário.
Os grandes ambientes de acesso público e as áreas comuns são acondicionados naturalmente, pelos dispositivos de ventilação cruzada, e de proteção com os beirais sombreantes e brises metálicos. Apenas as salas privativas passíveis de sigilo e as áreas do plenário são tratadas com a climatização controladas artificialmente.
Basicamente, o bloco opaco e mais fechado do plenário relaciona-se por contraste com o fundo mais sombreado e mais vazado dos gabinetes. O balcão e a abertura situada no ângulo voltado para a praça funciona como uma tribuna para os eventos. A grande sala possui acessos e circulações distribuídas ao longo das paredes periféricas, sendo sua iluminação controlada zenitalmente nos cantos, criando uma atmosfera interiorizada e solene.