Residência Lisanel de Melo Motta

Residência Lisanel de Melo Motta

Localizada na Rua Monsenhor Ambrosino Leite, no bairro das Graças, a residência para o engenheiro Lisanel de Melo Motta, de 1953, foi o primeiro projeto desenvolvido por Acácio Gil Borsoi após sua chegada em Recife. Esta obra reflete com precisão as claras influências do aprendizado na Faculdade Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e da produção dos grandes mestres da arquitetura moderna no país, Lucio Costa e Oscar Niemeyer, na obra de Borsoi. Diversos elementos de composição plástica refletem uma aproximação com a arquitetura carioca como a coberta em “asa de borboleta” e as empenas trapezoidais.

Em relação a solução espacial adotada neste projeto destinado a um terrreno de pequenas dimensões, constata-se a opção por um rígido sistema de setorização entre as zonas sociais, íntimas e de serviço, explicitado pela distribuição dos cômodos em diferentes níveis interligados por rampas e escadas.

A integração com as artes plásticas e a forte relação com elementos da arquitetura tradicional, característica recorrente na arquitetura moderna brasileira, são concretizadas através de painéis de azulejos desenvolvidos pelo artista plástico Lula Cardoso Ayres e treliças em madeira que percorrem todo o perímetro da varanda, promovendo, ao mesmo tempo, uma relação de transparência e privacidade entre o interior e exterior da residência, sem descuidar da necessária preocupação com fatores climáticos da região.